Jornada “Ensino de História, Identidade e Diferença”
SÁBADO
26 de outubro de 2013
FFLCH-USP
Ensino de História, Identidade e Diferença.
Nos últimos anos as discussões sobre multiculturalismo e diferença tornaram-se centrais nos debates sobre currículo, atingindo diretamente o ensino de História, haja vista a legislação que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana – que completa dez anos – e indígena – que completa cinco anos. Os desdobramentos podem ser observados nos diversos cursos e publicações referentes a essas temáticas e outras, como gênero, hibridismo cultural, etc. No entanto, o debate tem avançado e demonstrado que é preciso ir além do apelo à tolerância e/ou vago respeito à diversidade, nos quais as próprias noções de identidade e diferença surgem como cristalizadas e naturalizadas.
No ensino de História essa questão tem forte impacto, uma vez que nas narrativas históricas, o “outro”, frequentemente, é considerado diferente, diverso, exótico e estranho, frente à cultura dominante, ocidental, branca, europeia, civilizada, cristã e “normal”. Sujeita aos estigmas classificatórios, a cultura desse “outro” acaba por ser identificada como primitiva, étnica, inferior e atrasada. Ou ainda, entendida como essencialista, ou seja, pura, fixa, imutável e estável, portanto, a-histórica.
O GT de Ensino de História e Educação da ANPUH-SP tem promovido, há já alguns anos, algumas Oficinas de Ensino com professores da rede básica de ensino, nas quais essas questões estão cada vez mais presentes e candentes. Assim, entendemos que essa seja uma excelente e instigante proposição para a primeira Jornada de Ensino de História em 2013.
Jornada “Ensino de História, Identidade e Diferença”
Organização: GT de Ensino de História e Educação da ANPUH-SP
Local: Prédio de História e Geografia/FFLCH-USP
Av. Prof. Dr. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária
São Paulo/SP - CEP.: 05508-000
- Inscrições até o dia 24 de outubro - R$ 10,00.
- Inscrições com Relato de Prática até o dia 16 de outubro
Pagamento no dia 26 e no local do credenciamento.
Além de participar como ouvinte, você também pode compartilhar suas experiências docentes por meio de um Relato de Prática de projetos pedagógicos que você já realizou, dentro de qualquer temática, que julgue que foi bem sucedido.
Neste caso, elabore seu relato conforme o modelo abaixo e envie junto com a Ficha de Inscrição até o dia 16/10
As fichas de inscrição devem ser enviadas para jornada.anpuhsp@gmail.com
Programação:
- Credenciamento: 9h às 9h30
Mesa Redonda
9h30 às 12h
Profª. Drª. Circe Bittencourt (PUC-SP)
Profª. Drª. Guacira Lopes Louro (UFRGS)
Prof. Dr. Amílcar Pereira (UFRJ)
- Apresentação de Relatos Coordenados de Prática: 13h às 16h
Conferência de Encerramento
16h30 às 17h30
Profª. Drª. Roseli Fischmann (UMESP)