Prezados
Conheçam o Novo Programa de Iniciação Científica da UNIAN, que vem somar com o PIC Anhanguera.
Ele tem como diferença fundamental a seguinte: no PIC Anhanguera o estudante desenvolve o projeto e submete ao programa, com a orientação de um professor. Estudantes a partir do 3º semestre podem participar.
No PICTEC da UNIAN, são os professores que submetem os projetos e concorrem a bolsas para vincular estudantes de Iniciação Científica ao projeto. Estudantes a partir do segundo semestre podem participar.
Prof. Fábio e Prof. Rodrigo vão concorrer pelo curso de História com dois projetos, outros professores também poderão ter interesse e vocês serão comunicados.
Conheça o edital no link abaixo:
EDITAL 2014 - PICTEC
Att.
O mural História UniAN pretende funcionar como um espaço de centralização e disponibilização de informações para os estudantes do curso de Licenciatura em História da UniAN - Campus Santo André. Também constitui um espaço para divulgação de produção intelectual/acadêmica dos professores e estudantes do curso.
Sobre o curso
- Início
- FOTOS E MEMÓRIA
- Orientações para Estágio
- Regulamento e Formulários AC
- Orientação AC - 2014-1
- Orientações AVA
- Calendário Avaliação B1 - 1º A
- Calendário Avalição B1 - 2º/3º A
- Calendário Avaliação B1- 4º/5º A
- Projeto Integrador I e II
- Dicas de Estudo
- Calendário Acadêmico 2014
- Oficinas de Aprendizagem
- Calendário Avaliação Oficial - Todas as turmas
terça-feira, 18 de março de 2014
Comunicado Prof. Fábio - Projeto de Pesquisa
Prezados estudantes
Está aberta a candidatura de projetos de pesquisa para o Programa PICTEC, da Universidade Anhanguera de São Paulo. Pretendo concorrer com o projeto que será submetido até 05 de abril, e farei a seleção de estudantes para se vincularem constituindo a atividade de Iniciação Científica sob minha orientação.
Está aberta a candidatura de projetos de pesquisa para o Programa PICTEC, da Universidade Anhanguera de São Paulo. Pretendo concorrer com o projeto que será submetido até 05 de abril, e farei a seleção de estudantes para se vincularem constituindo a atividade de Iniciação Científica sob minha orientação.
Título do Projeto: Cinema: sujeito de ensino e objeto de
aprendizagem.
Prof.Ms. Fábio Fábio Pires
Gavião.
Resumo.
Trata-se de um projeto
de pesquisa com os seguintes objetivos: analisar os estudos sobre as diversas
características da linguagem audiovisual, com maior ênfase na linguagem
cinematográfica, bem como avaliar o impacto de tais linguagens nos diversos
espaços de aprendizagem da educação formal e não formal. Buscaremos levantar
dados para registrar e avaliar as experiências de estudantes e educadores
mediante as possibilidades de utilização do cinema como instrumento de
reencantamento pela construção de cultura e aprendizagem.
Palavras-chave: Educação;
interdisciplinaridade; cinema; aprendizagem.
Estudantes interessados, por favor se manifestem e escrevam para o e-mail: fabio.gaviao@aedu.com
Comunicado Prof. Ms. Rodrigo Martins dos Santos Irponi - Projeto de Pesquisa
Prezados alunos
Escrevo para informar (e convidar) que está aberto o período de cadastro para o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade. O prazo para envio de projetos é até 05 de abril.
Pensei em montar um projeto de pesquisa sobre as práticas de custódia de acervos de memória (arquivos, museus e centros de documentação) nos municípios do ABC.
Há uma crescente demanda por profissionais de história para atuação em Arquivos, Museus e Centros de Documentação e Memória (local e institucional), portanto, saber como trabalham essas instituições, quais as abordagens teóricas e metodológicas adotadas, como constituem seus acervos, como lidam com questões de acesso é fundamental aos historiadores.
Para além da própria atuação profissional, é também prerrogativa do docente de história conhecer e fazer conhecer os processos de construção histórica, de maneira a fomentar em seus alunos uma consciência que vá além do conteúdo do passado.
Portanto, imagino que um projeto como esse poderá revelar em que medida a história tem sido apropriada pelos cidadãos, assim como as práticas de custódia (aquisição de acervos, organização, descrição). A proposta é pesquisar as atuais tendências do pensamento museológico e arquivístico, realizar visitas técnicas às instituições, aplicar questionários, avaliar os serviços de atendimento, qualificar as práticas empregadas e fazer um balanço de tudo isso à luz da bibliografia (livros e artigos pertinentes).
Caso tenham interesse em participar, peço que respondam à este e-mail para marcarmos uma conversa geral a respeito do projeto, ocasião em que apresentarei as ideias de forma mais detalhada.
Aguardo respostas ansiosamente.
rodrigo.irponi@aedu.com
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