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Trocando em miúdos!
O que seu professor
quer quando pede uma Resenha crítica,
Síntese/Resumo ou Fichamento?
Ele quer ter certeza que você leu os textos indicados!
Resenha Crítica – Quando o professor quer que você leia uma obra
completa, por esta obra ser considerada fundamental. Ele quer que você
sintetize os pontos principais de cada capítulo da obra e faça seus próprios
comentários sobre o que foi lido. Além de saber se você leu, ele quer saber “se
você tem cérebro”, ou seja, ele também quer avaliar em que a leitura lhe fez
pensar.
Habilidades
e competências desenvolvidas: leitura e compreensão textual, produção
textual, formulação de opinião própria.
Síntese ou Resumo – também pode ser solicitado para que você leia
uma obra completa, mas normalmente se pede quando vários textos foram propostos
à leitura. Ele quer favorecer que você crie uma visão de conjunto dos temas
abordados, e que pratique não só a leitura, mas também a produção textual. Ele
quer avaliar sua capacidade de se apropriar de diversas ideias e informações e
sua capacidade de sintetizá-las em um texto próprio que articule tudo.
Habilidades
e competências desenvolvidas: leitura e compreensão textual, produção
textual, capacidade de síntese.
Fichamento – quando o professor quer que você retenha as ideias e
informações, por autor, em separado. Ele quer que você pratique uma
leitura bastante atenta e treine a capacidade de identificação das ideias e
informações principais do autor, selecionando e transcrevendo para “fichas” ou
folhas de fichário os trechos do texto que contém tais ideias e informações
principais. Ele também quer que você pratique uma leitura típica de
pesquisador, pois, uma vez o texto bem “fichado”, você não precisará reler o
texto futuramente, já que reteve as informações
e ideias principais. Caso você queira escrever uma artigo, por exemplo, poderá
citar de forma direta o autor “fichado”, uma vez que o fichamento de pesquisa
transcreve os trechos ipsis litteris
(cópia, nas mesmas palavras), indicando ao topo da “ficha” a Referência Bibliográfica Completa (ABNT)
e o número da página do trecho, tendo em vista que a indicação da número da página é uma
exigência da ABNT para fazer a citação
direta de um autor em textos acadêmicos. Pode ser escrito à mão ou
digitado.
Habilidades
e competências desenvolvidas: leitura e compreensão textual,
identificação de informações e ideias principais, técnica de pesquisa
acadêmica.
Exemplo de Fichamento:
Bons estudos!
Prof. Ms. Fábio Pires Gavião__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Isolamento, postura,
“Google”, dicionários e abdominais do cérebro
A produção do
conhecimento acadêmico no campo das humanidades resulta essencialmente em
textos, em seus diversos formatos. Portanto, o aprendizado e proficiência na
leitura e produção de textos que é esperado de um aspirante a professor, só
podem ser adquiridos com o árduo trabalho de enfrentamento dos textos, repletos
de palavras e conceitos antes desconhecidos. Ora, nada seria
mais estranho que um estudante ingressasse no ensino superior e não se
deparasse com nada de novo e desconhecido!
Para aqueles que ingressam no ensino superior, sem antes ter desenvolvido o hábito da leitura,
esse hábito necessitará ser conquistado agora. A leitura é um exercício mental
e corporal. Para uma boa leitura, é necessário o controle da mente (poder de
concentração) e também o controle do corpo, ou seja, conseguir manter a postura
da leitura. Quanto mais constante esse exercício, a qualidade da leitura e a
capacidade de manter concentração e postura tenderão a aumentar, assim como
qualquer tipo de exercício.
Há, entretanto,
algumas dicas que podem ajudar nesse processo:
1 – Isolamento: se sua casa não oferece um espaço adequado de
estudo (um quarto próprio, onde impere o silêncio), então, você deve procurar outro
espaço onde você não seja incomodado (biblioteca da faculdade, por exemplo).
Recomenda-se também desligar o celular, para não ser interrompido. Desconectar-se das redes sociais também vai ajudar. Evite fazer
leituras “picadas”, sempre leia o texto de uma só vez, e se ele for longo,
termine o tópico ou o capítulo que você iniciou, para que se possa ter a ideia
completa do autor.
2 – Postura: você deve se acostumar a ler e escrever em postura
adequada, em uma escrivaninha ou mesa, e evidentemente, à cadeira, com a coluna
vertical ereta. Leitura de cabeceira ou ao sofá são leituras de entretenimento,
ou para “chamar o sono”, e chama mesmo, você vai acabar dormindo. Prefira a TV
para chamar o sono. Guloseimas energéticas como chocolate ou café podem ajudar
o poder de concentração. Caso seu corpo comece a reclamar da postura (dores na
coluna, nos ombros ou nuca, faça alongamentos e volte rapidamente à postura
adequada de leitura e escrita. Estudantes iniciantes devem buscar a marca
básica de 1 hora ininterrupta de leitura nessa postura. Você poderá se
considerar em nível avançado se você atingir a respeitável marca de 4 horas com
leves interrupção para atender às necessidades fisiológicas(idas ao banheiro).
4 – Google e dicionários: indispensáveis pelo resto da vida. Nunca
perca uma palavra nova. Você pode ser sorteado para participar de um “QUIZ” televisivo,
e tal palavra pode ser a palavra do um milhão, que ninguém gostaria de perder,
não é? E perde mesmo. Por vezes, uma palavra define sua compreensão ou não de
uma questão ou sentença, e isto pode vir a definir sua pontuação em um concurso
público, de forma que ao não pontuar 0,5, isso lhe colocaria dezenas
ou centenas de posições abaixo na classificação geral. Pronto, perdeu o concurso,
que ao longo dos anos, somados os salários mensais, poderia chegar ao valor de
um milhão mesmo! Ai “bocó”, você não vai morrer pobre porque ficou com preguiça
de ver o significado de uma palavra, vai?
Em suma, seguindo as recomendações acima e
treinando bastante, você certamente será reconhecido na sociedade como um
legítimo “cérebro de tanquinho”, pois estudar é como fazer abdominais. No começo
é difícil, fica dolorido, mas depois temos a recompensa! Para além, assim como
os exercícios físicos, o estudo pode ser uma fonte de imenso prazer!
Bons estudos!
Prof. Ms. Fábio Pires Gavião
Nem sempre ler o texto e compreender quer dizer que concordamos com as ideias do autor, e quando colocamos nossa compreensão e nossas ideias em um resenha critica, isso não quer dizer que o professor irá aceita-la. Resumindo, não é o que eu compreendi e minhas colocações, mas as do professor e ponto. Como podemos despertar nossos pensamentos críticos se eles tem todos que estar ligados a forma de pensamento e vida do professor, não consigo verificar nenhuma evolução.
ResponderExcluirÉ verdade que existe certo coeficiente de subjetividade na avaliação de um professor, e nesse sentido, a relação professor-estudante necessita, como as demais ralações humanas, de compromisso e confiança. Entretanto, existem critérios mais objetivos de avaliação, que permitem ao professor avaliar de forma clara o desempenho de um estudante.
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